SEMEQ Serviço de preditiva em indústria: monitore com a SEMEQ

servico-de-preditiva-em-industria

Serviço de preditiva em indústria: aumente a vida útil do seu maquinário com a SEMEQ

Os serviços de manutenção preditiva, preventiva e corretiva são cruciais para o funcionamento adequado de parques industriais com produção ininterrupta. É por isso que ao longo dos anos o modo como o monitoramento é feito avançou em décadas no que diz respeito a produção e a precisão de dados.

Aqui, na SEMEQ, desenvolvemos tecnologias junto a nosso time de profissionais para oferecer serviços de monitoramento preditivo cada vez melhores. Hoje, contamos com softwares de controle, sensores inteligentes para coleta de dados, laboratórios para análises de óleo, além de uma equipe de experts para criar algoritmos avançados com inteligência artificial.

Neste artigo, apresentamos os benefícios do serviço de preditiva para indústrias e por que a SEMEQ é a melhor escolha para quem deseja ter plantas industriais livre de imprevistos.

Quais são os impactos causados pelo desgaste de equipamentos em plantas industriais?

Para uma empresa ser eficiente em seu processo produtivo, ela precisa ter o máximo de controle sobre os fatores que afetam a sua produção. Afinal de contas, falhas nas máquinas podem comprometer a vida útil delas e levar a paralisações no processo produtivo, gerando prejuízos imensos para as empresas.

Quando um equipamento apresenta desgastes nas peças ou falhas mecânicas, isso gera uma série de prejuízos, como:

  • Gastos com peças de reposição;
  • Gastos com mão de obra para conserto;
  • Paradas inesperadas de produção;
  • Inoperatividade de máquinas;
  • Diminuição do potencial produtivo da planta industrial;
  • Gastos com mais consumo de energia;
  • Qualidade final do produto comprometida;
  • Falta de disponibilidade de máquinas.

Como o serviço de monitoramento preditivo age para contornar esses desafios?

De acordo com a consultoria McKinsey & Company, o serviço de manutenção preditiva aumenta a disponibilidade de uma linha de produção em até 15%, e pode também reduzir os custos de manutenção em até 25%.

Um serviço de preditiva para indústrias eficiente contribui para evitar paradas desnecessárias, aumentando assim a eficiência operacional e a produtividade e reduzindo custos. Além disso, ela ajuda a impedir maiores danos, prolongar a vida útil dos componentes e aumentar o grau de confiabilidade das máquinas.

Para que isso seja possível, são utilizados sensores instalados nas máquinas, ou coletores de dados, que podem funcionar tanto offline quanto online. Esses sensores e coletores são capazes de medir as condições de vibração, termografia e ultrassom do equipamento, garantindo que qualquer movimento anômalo seja identificado antes da falha vir a acontecer.

Além dos sensores inteligentes, o monitoramento preditivo na indústria 4.0 também faz uso de softwares capazes de armazenar grande número de dados, fornecendo informações valiosas para a análise das condições das máquinas.

Faça o monitoramento preditivo dos seus equipamentos com a SEMEQ

A SEMEQ é uma empresa de monitoramento preditivo com renome no mercado. Fazemos o acompanhamento online ou offiline de equipamentos garantindo a disponibilidade de máquinas em sua planta industrial.

Com base em nossa experiência de mais de 25 anos, conhecemos os requisitos exatos para fazer o monitoramento remoto de suas máquinas e garantir a continuidade de sua linha de produção.

Além disso, também praticamos o monitoramento tradicional, com análise de óleo de equipamentos, e contamos com uma equipe interna de experts para a construção de sensores altamente competitivos e integrados com as máquinas mais avançadas do mercado.

Conheça os diferenciais que fazem com que a SEMEQ seja líder no mercado.

Detecção de todos os modos de falhas

O sensor inteligente de vibração online da SEMEQ é capaz de detectar mais de 50 modos potenciais de falhas elétricas e mecânicas. Juntamente com a análise de temperatura, a análise de vibração consegue cobrir 100% dos modos potenciais de falha.

Monitoramento integrado (online e offline)

A SEMEQ realiza o monitoramento integral de equipamentos, combinando acompanhamento online, por meio de sensores inteligentes, e offline, com a coleta tradicional de dados para análises em laboratório.

Com isso, conseguimos monitorar o seu equipamento 100% para a previsibilidade de falhas em potencial, mantendo a máquina com a sua máxima eficiência.

Profissionais com expertise na detecção de falhas

Com mais de 28 anos de experiência, a SEMEQ conta com a expertise de profissionais especializados na detecção de falhas e na geração de insights para aumentar a produtividade do seu equipamento.

Presença em mais de 30 países

A SEMEQ conta com mais de 300 funcionários e possui em seu portfólio mais de 400 fábricas monitoradas, com presença em mais de 30 países.

Para atender às necessidades dos clientes, a nossa empresa de serviço de manutenção preditiva e preventiva conta com equipes de coleta de dados distribuídos ao redor do mundo, enquanto o time de análise fica concentrado em Limeira (SP).

Experiência em mais de 10 segmentos

Indústrias dos mais diversos setores têm um ganho imenso com o monitoramento, tanto online quanto offline. O serviço de preditiva pode ser aplicado em motores, sistemas elétricos de potência, caldeiras, componentes do sistema de vapor, transformadores, redutores, sistemas de refrigeração, entre outros equipamentos.

Saiba como realizamos o monitoramento preditivo em seu parque industrial

Triagem

No laboratório, a tecnologia de Inteligência Artificial faz uma peneira e aponta a probabilidade de alguma peça falhar nas máquinas. Técnicas de monitoramento remoto e tradicional como estudo das vibrações e análise de óleos lubrificantes são utilizadas para avaliar as condições dos equipamentos.

A escolha da técnica mais adequada depende do tipo de máquina e das necessidades de cada indústria. A partir desse diagnóstico, é possível mapear quais são os equipamentos com mais possibilidade de falhas na planta do cliente.

Fusão de técnicas

Outro diferencial da SEMEQ é a possibilidade de trabalhar com várias técnicas combinadas. Isso porque cada o uso de múltiplas técnicas permite maior detecção de falhas.

Dessa forma, utilizamos uma combinação de técnicas de abordagem preditiva para aumentar a precisão de nossas análises.

Por exemplo, para identificar o problema em um redutor, podemos fazer uma análise de vibração e combinar com análise de óleo. Essa mistura de técnicas aumenta ainda mais a capacidade de detecção de problemas.

Fale com nossos consultores e evite falhas

A SEMEQ ajuda a sua indústria a definir os equipamentos que devem ser monitorados, as técnicas de preditiva que devem ser aplicadas e qual a cadência de monitoramento deve ser utilizada.

Fale com os nossos consultores

Indicados para você

beneficios-do-sensor-wireless

7 benefícios do sensor wireless na manut...

A Indústria 4.0 combina o uso de várias inovações ...

Ler Tudo
livros de manutenção industrial

10 livros de manutenção industrial que t...

Confira os melhores livros de manutenção industria...

Ler Tudo
manutencao-preditiva-industria-4.0

Manutenção preditiva para indústria 4.0:...

As grandes empresas brasileiras já investem em tec...

Ler Tudo

MTBF e MTTR: entenda como funcionam essa...

O MTBF e o MTTR são duas métricas que auxiliam na ...

Ler Tudo

Convertendo dados em ativos mais eficientes.

A combinação e o tratamento de dados realizados pela Semeq, resultam em informações valiosas para a sua tomada de decisão.

Conheça nossos serviços