SEMEQ Sensores wireless para monitoramento online: por que investir

sensores-wireless-para-monitoramento-preditivo

Sensores wireless para monitoramento online: por que são a melhor opção do mercado hoje

Os sensores wireless para monitoramento online revolucionaram o modo como a coleta, transporte e análise de dados das máquinas são feitos.

Têm sido utilizados por empresas que desejam ter um controle mais efetivo da situação e desempenho das suas máquinas, já que por ser feita de forma remota, é possível obter dados coletados com altíssima frequência e precisão.

Esse tipo de sensor é especialmente interessante para grandes parques industriais, que têm produção contínua ou intermitente, ou aquelas que estão localizadas em pontos de difícil acesso ou longe dos grandes centros, evitando ainda a instalação de grandes redes cabeadas.

Neste artigo, vamos mostrar os benefícios de se fazer uso dos sensores wireless para monitoramento online e por que tem sido a melhor escolha para quem deseja manter alta performance nas plantas industriais.

Tecnologia na manutenção preditiva: o auxílio de softwares mudou a forma como fazemos monitoramento

A manutenção preditiva começou na década de 1940, na aeronáutica norte-americana. Na década de 1970, se ampliou o uso dos coletores de dados offline, mas hoje sabemos que demandam muita mão de obra.

A manutenção preditiva tradicional consistia em fazer coletas com coletores de dados, os chamados datalogs, por meio de um único sensor preso na ponta do equipamento a partir de um cabo. Tratava-se de um instrumento portátil, que necessitava da presença de uma pessoa para coletar os dados na fábrica, geralmente numa cadência mensal.

Com a indústria 4.0, a partir de meados de 2015, começa a surgir o sistema com o sensor wireless para monitoramento online, nessa época, a instalação envolvia investimentos em infraestrutura, com grandes redes de cabos para transmitir as informações.

Com os novos recursos tecnológicos, a qualidade do monitoramento remoto das máquinas melhorou expressivamente, uma vez que a cadência de coleta, que era mensal, agora pode ser 700 vezes maior.

Desse modo, a inspeção online se tornou muito mais acessível e passou a ser feita em massa, sempre com o mesmo objetivo: garantir o bom funcionamento e a disponibilidade das máquinas.

Hoje, o monitoramento remoto com sensores wireless praticamente não têm limitação na sua expansão, mudando a quantidade de equipamentos monitorados de centenas para milhares. Apenas um dos clientes da Semeq irá instalar cerca de 50.000 sensores nos próximos anos em suas plantas fabris.

Benefícios de utilizar sensor wireless para monitoramento online

As redes sem fio reduzem drasticamente os custos associados à instalação, manutenção e desempenho dos sistemas de monitoramento de ativos.

Confira alguns benefícios do uso de sensores wireless para monitoramento online.

Associação de sensores de vibração com análise de circuitos elétricos.

Juntos, os sensores de análise de vibração e de análise de circuito de motores elétricos cobrem 100% das falhas; 67% das falhas são cobertas por análise de vibração e 33% por análise de circuito de motores elétricos.

Insights prescritivos

As abordagens mais modernas para manutenção preventiva usam aprendizado de máquina e IA para descobrir insights valiosos com os dados. Com esses recursos, as soluções de sensores identificam falhas em potencial e preveem quanto tempo uma máquina ou processo pode ter antes de falhar.

É importante salientar que os sistemas de inteligência artificial e aprendizagem de máquina têm necessidade de grande quantidade de dados históricos para aprender. 

Assim, diferente de outras empresas de monitoramento preditivo, a Semeq conta com o maior banco de dados do mercado, cerca de 70TB, permitindo que a aplicação da IA e ML tenha maior precisão e os desenvolvimentos das aplicações sejam mais rápidos.

As empresas que não têm um banco de dados robusto, terão que esperar que as máquinas quebrem inúmeras vezes para conseguirem “treinar” seus sistemas de IA, deixando seus equipamentos expostos a falhas.

Análise espectral

Ao capturar as frequências, elas são transmitidas de forma agrupada (misturadas). Nos algoritmos da Semeq elas são classificadas matematicamente, o que permite a interpretação dos diversos modos de falhas levando a determinação precisa das possíveis falhas em potencial.

Os nossos algoritmos contam também com Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquinas baseados nos nossos extensos bancos de dados, como já mencionado anteriormente.

Relatório de análise prescritiva

O MySemeq, a nossa plataforma de entrega de relatórios, possibilita visualizar os diagnósticos de todas as técnicas de preditiva e realizar a gestão de resultados em um único lugar.

A integração com o ERP permite realizar ordens de serviço automáticas, com feedbacks rápidos e consistentes. Ela também melhora o acompanhamento das ordens de serviço e garante a execução dos relatórios.

Sensores wireless para monitoramento online: análise de vibração e temperatura online.

Graças a tecnologias como o Bluetooth, muito mais sensores sem fio podem agora ser conectados às máquinas. Esses sensores wireless para serviço de monitoramento preditivo capturam dados críticos online que são transmitidos para um servidor central em nuvem, por meio de um gateway sem fio.

Os nossos sensores de vibração online detectam inúmeros modos potenciais de falhas nos equipamentos. Associando análise de vibração com temperatura, ampliam as possibilidades de detecção, aumentando expressivamente a confiabilidade do sistema.

Conheça algumas vantagens dos nossos sensores wireless para monitoramento online.

Detecção de falhas em estágio inicial

Quando um limite determinado pelos nossos algoritmos é atingido, um alerta é gerado e os analistas têm acesso aos dados de condição das máquinas. Além disso, os algoritmos da SEMEQ permitem fazer previsões levando a estimativa dos prazos disponíveis para a execução da manutenção.

Setup rápido

Os sensores wireless para monitoramento online podem ser instalados muito rapidamente, sem necessidade de fios, quando comparamos ao monitoramento tradicional cabeado. Afinal, a energia para seu funcionamento vem de baterias substituíveis.

Algumas empresas oferecem sensores com baterias não substituíveis levando à necessidade da troca completa dos sensores, o que acaba sendo insustentável financeiramente. Por exemplo: imaginemos uma planta com milhares de sensores tendo que ser descartados cada vez que as baterias acabam, no final, o orçamento acaba se tornando impraticável para muitas empresas.

Dessa forma, com um sistema configurável e escalável, você pode adicionar centenas de sensores wireless e configurar individualmente cada um deles.

Flexibilidade nas aplicações

Os mais diversos equipamentos se beneficiam com o monitoramento online. O serviço de preditiva pode ser aplicado em motores, sistemas de potência, caldeiras, componentes do sistema de vapor, redutores, mancais etc.

Saiba como realizamos o monitoramento online de máquinas em plantas industriais

A SEMEQ se preocupa com a saúde da máquina, enquanto as outras empresas se preocupam com a doença. O grande papel da SEMEQ é trazer essa cultura preditiva e preventiva, permitindo que potenciais quebras das máquinas sejam identificadas com antecedência suficiente para que as intervenções sejam mais eficazes.

Instalação de sensores para coleta de dados

Com o sistema online, não é necessário enviar uma pessoa para realizar a coleta de dados, já que ela é feita automaticamente. Com esses recursos de monitoramento remoto, são feitas cerca de 720 coletas de dados por mês, um número muito mais significativo do que a coleta offline, que geralmente é feita apenas uma ou duas vezes por mês. Desse modo, as chances de uma falha ocorrer se reduzem drasticamente.

Gestão de resultados

Nossos sensores wireless para serviço de preditiva e nosso time coletam dados e os nossos laboratórios analisam esses algoritmos. Em seguida, os nossos engenheiros fazem a gestão dos resultados, apresentando as melhores soluções de manutenção das máquinas.

Diagnóstico

Nosso serviço de preditiva e monitoramento remoto de plantas identificam lacunas nos parques industriais sugerindo ações e correções que devem ser priorizadas.

A escolha da técnica mais adequada depende do tipo de máquina e das necessidades de cada empresa. Essa análise é feita por nossa equipe de profissionais com expertise em manutenção preditiva.

Somos referência quando o assunto é monitoramento para manutenção preditiva online.

A SEMEQ conta com mais de 300 funcionários e possui em seu portfólio mais de 400 fábricas monitoradas, com presença em mais de 30 países. Para atender às necessidades dos clientes, nossa empresa de monitoramento preditivo conta com equipes para assessorar na instalação e melhoramento dos modelos de manutenção distribuídos ao redor do mundo, enquanto o time de análise fica concentrado nas nossas salas de controle.

Fale com nossos consultores e evite surpresas na sua planta industrial!

Indicados para você

O que é monitoramento de corrente e tens...

O monitoramento de corrente e tensão elétrica é um...

Ler Tudo
A SEMEQ é líder na oferta de soluções de monitoramento de ativos. Tire as principais dúvidas sobre os seus sensores de última geração!

Tudo o que você precisa saber sobre os s...

A SEMEQ é líder na oferta de soluções de monitoram...

Ler Tudo
servico-de-monitoramento-preditivo

Serviço de Monitoramento Preditivo para ...

O serviço de monitoramento preditivo é crucial par...

Ler Tudo

O que esperar do monitoramento on-line d...

O monitoramento online de ativos enfrenta uma séri...

Ler Tudo

Convertendo dados em ativos mais eficientes.

A combinação e o tratamento de dados realizados pela Semeq, resultam em informações valiosas para a sua tomada de decisão.

Conheça nossos serviços