SEMEQ Sensor wireless para manutenção preditiva da SEMEQ

sensor-wireless-em-manutencao-preventiva

Sensor wireless na manutenção preditiva: ganhe eficiência e produtividade com a SEMEQ

De acordo com um estudo encomendado pela Forrester Consulting, 49% dos fabricantes acreditam que tecnologias como Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina serão os principais fatores que influenciarão a competitividade nos próximos anos.

Hoje, no mercado de monitoramento preditivo, a utilização de sensores wireless tem revolucionado o modo como a manutenção de equipamentos em plantas industriais tem sido feito.

Os dados gerados pelos sensores wireless trazem altíssimo volume de informações se comparado ao método tradicional de monitoramento, além de conseguir averiguar a saúde do equipamento por minuto, garantindo maior precisão no processo.

Isso faz com que o uso de sensores wireless na manutenção preditiva seja uma das opções mais atraentes para profissionais que trabalham no monitoramento e manutenção de plantas fabris.

Neste artigo, vamos explicar como funcionam as redes wireless para manutenção preditiva e mostrar os benefícios desses dispositivos para o aumento da eficiência e produtividade na indústria.

Benefícios do uso de sensores wireless na manutenção preditiva

O uso de sensores wireless na manutenção preditiva possibilita a detecção de desgastes e defeitos de rolamento, desalinhamentos, desequilíbrios, folgas e outras deficiências que levam a falhas nas máquinas e a paradas inesperadas na linha de produção.

As redes wireless para manutenção preditiva permitem que as correções sejam feitas com custo otimizado. Uma pesquisa da McKinsey aponta que a manutenção preditiva reduz o tempo de inatividade da máquina em 30-50% e aumenta a vida útil dos ativos em 20-40%.

Confira outros benefícios do uso de sensores inteligentes na sua planta industrial.

Monitoramento por online

O sensor sem fio para manutenção preditiva permite que o monitoramento seja feito remotamente com uma frequência muito maior.

Com essa tecnologia, são feitas cerca de 720 coletas de dados por mês, um número muito mais significativo do que a coleta off-line, que geralmente é feita apenas uma ou duas vezes por mês. Desse modo, as chances de identificação de falhas aumentam exponencialmente.

Economia

O principal objetivo da manutenção preditiva sem fio é a verificação regular dos ativos de modo antecipado, evitando, assim, problemas que podem causar gastos maiores com manutenções reparadoras ou paradas inesperadas, paralisando a produção de fábricas.

Possibilidade de uso em locais de difícil acesso

Um desafio que indústrias têm hoje é manter a disponibilidade de máquinas em locais de difícil acesso, uma vez que os custos para enviar mão de obra e suprimentos para esses locais costumam ser elevados, além de demorados.

A tecnologia do sensor wireless consegue sanar esse problema, visto que é possível fazer o monitoramento a distância sem dificuldades.

Conheça o nosso sensor wireless para monitoramento preditivo

O sensor inteligente de vibração on-line da SEMEQ é capaz de detectar mais de inúmeros modos potenciais de falha elétrica e mecânica. Com a análise de temperatura, vibração, corrente elétrica e outras variáveis de processo, consegue cobrir 100% dos modos potenciais de falha em motores elétricos.

Além disso, sensores wireless da SEMEQ possuem alto grau de sensibilidade, sendo um dos mais confiáveis do mercado para detecção de vibrações mínimas, indicativas de falhas em potencial.

Isso acontece porque mantemos um departamento de Pesquisa & Desenvolvimento interno para a produção de sensores com as tecnologias mais avançadas do mercado. Assim, conseguimos garantir sensores realmente eficientes e confiáveis aos nossos clientes.

Características dos sensores wireless da SEMEQ:

  • Bateria durável de até 3 (três) anos e substituíveis
  • Sem necessidade de descartar o sensor quando a bateria acaba;
  • Conexão 3G/4G e funcionamento independente;
  • Gatilhos e carga variável.

Como realizamos a coleta de dados a partir do sensor wireless

Os nossos sensores e o nosso time coletam dados de modo on e off-line e, em seguida, os nossos laboratórios analisam esses dados.

Posteriormente, nossos algoritmos de Machine Learning fazem a gestão dos resultados, apresentando as melhores soluções de manutenção das máquinas e gerando insights para a sua planta.

Triagem

A escolha da técnica mais adequada depende do tipo de máquina e das necessidades de cada indústria. A partir desse diagnóstico, é possível mapear quais são os equipamentos mais importantes na planta do nosso cliente.

Diagnóstico

Além de saber quando a sua máquina precisa de atenção, você pode saber o que fazer para consertá-la.

No laboratório, a tecnologia de Inteligência Artificial faz uma peneira e aponta a probabilidade de falhas nas máquinas. Isso é feito com base em dados coletados de forma remota com a vibração, temperatura, dados de processo e corrente elétrica.

Manutenção prescritiva

Após análises feitas por nossos algoritmos, geramos um relatório completo sobre a condição do equipamento e quais medidas protetivas devem ser tomadas para que a máquina mantenha seu grau de performance.

SEMEQ: referência em monitoramento preditivo

Com mais de 28 anos de experiência, a SEMEQ tem vasta expertise no monitoramento de manutenção preditiva sem fio em inúmeros segmentos industriais e em plantas de pequeno, médio e grande porte.

Atualmente, estamos presentes em mais de 30 países e contamos com mais de 400 fábricas monitoradas com a nossa tecnologia. Contamos com escritórios na América do Norte, na América do Sul e na Europa.

Com o auxílio da SEMEQ, a sua planta industrial fica em segurança, com disponibilidade de máquinas para uma produção ininterrupta.

Fale com os nossos consultores agora mesmo

Indicados para você

sensores-wireless-para-monitoramento-preditivo

Sensores wireless para monitoramento onl...

Os sensores wireless para monitoramento online rev...

Ler Tudo
como-escolher-o-ativo-para-monitoramento

Saiba como escolher o ativo para fazer m...

Escolher o ativo certo para fazer o monitoramento ...

Ler Tudo
PCM-na-manutencao

PCM na manutenção: veja o que é e como a...

Quando o PCM na manutenção é aplicado, existe a re...

Ler Tudo
A SEMEQ é líder na oferta de soluções de monitoramento de ativos. Tire as principais dúvidas sobre os seus sensores de última geração!

Tudo o que você precisa saber sobre os s...

A SEMEQ é líder na oferta de soluções de monitoram...

Ler Tudo

Convertendo dados em ativos mais eficientes.

A combinação e o tratamento de dados realizados pela Semeq, resultam em informações valiosas para a sua tomada de decisão.

Conheça nossos serviços