SEMEQ Conheça nosso serviço de monitoramento preditivo industrial | SEMEQ

servico-de-monitoramento-preditivo

Serviço de Monitoramento Preditivo para indústrias: saiba como a SEMEQ ajuda você a melhorar resultados

O serviço de monitoramento preditivo é crucial para empresas que desejam melhorar seus resultados: aumenta a disponibilidade dos seus equipamentos, reduz custos operacionais e gera dados confiáveis para melhor gestão.

Além disso, é importante ter claro que o monitoramento confiável reduz drasticamente as paradas inesperadas, aumenta a produtividade e gera melhores resultados financeiros.

A SEMEQ é referência no mercado de tecnologia em manutenção preditiva, contando com sistemas inteligentes para coleta, análise de dados e disponibilização de informações importantes para as decisões gerenciais.

Como o monitoramento preditivo auxilia o funcionamento da sua atividade industrial?

Muitos profissionais sabem o que é o monitoramento preditivo, mas têm dificuldade em demonstrar a importância desse serviço para a escalabilidade e a saúde do negócio.

Os principais objetivos do monitoramento preditivo são: reduzir o trabalho de emergência devido a paradas não planejadas, evitar danos nos equipamentos, otimizar o tempo de vida útil das máquinas, reduzir gasto energético, garantir a segurança, saúde dos colaboradores e minimizar os impactos ambientais.

Sob o ponto de vista logístico, aumentar a eficiência das operações da manutenção e melhorar a disponibilidade de materiais com maior nível de entrega e performance.

Em uma visão estratégica, deve ser encarado como um aliado para a redução de gastos e criação de oportunidades para a melhoria do negócio, uma vez que otimizar a condição das máquinas e aumentar a disponibilidade transforma a manutenção em fonte de resultado.

Outro ponto no qual o monitoramento preditivo impacta diretamente é na previsibilidade de gastos, possibilitando planejar quanto e quando ocorrerá um gasto na planta, bem como identificar oportunidades de melhorias para reduzir despesas operacionais.

Saiba como é feito o monitoramento preditivo na SEMEQ

A SEMEQ se diferencia em muitos aspectos! Além de oferecer os serviços de monitoramento preditivo tradicionais off-line, também oferece monitoramento on-line através das técnicas de análise de vibração, análise de óleo, termografia, ultrassom e análise de circuito de motores elétricos, portanto é uma empresa que detém o domínio de todas as técnicas de monitoramento para manutenção preditiva.

A empresa conta com uma área avançada de P&D para o desenvolvimento e fabricação de sensores wireless, coletores de dados e softwares de Inteligência Artificial para oferecer aos clientes um processo de análise 360º, assim proporciona uma visão completa e integrada de todas as possibilidades de defeitos da máquina monitorada, podendo aplicar técnicas combinadas para identificação e solução de problemas complexos.

Veja, a seguir, como a SEMEQ faz o monitoramento preditivo dos clientes.

Diagnóstico

A escolha da técnica mais adequada depende do tipo de máquina e das necessidades de cada fábrica. Desta forma, antes de iniciar os serviços de monitoramento, é realizado um diagnóstico completo dos equipamentos ou da planta, buscando identificar quais são os pontos críticos que devem ser monitorados.

Após entender todas as necessidades, inicia-se a etapa de implantação das técnicas.

Análise

Com os serviços de monitoramento preditivo nas empresas industriais, é possível coletar informações de equipamentos por meio de sensores, processar esses dados no sistema e ter um diagnóstico eficaz.

Os sensores e sistemas inteligentes utilizados pela SEMEQ, fornecem monitoramento mais preciso e maior previsibilidade de falhas para as unidades fabris, podendo identificar possíveis falhas em cadências de segundos, minutos ou por hora.

Os dados são enviados para os algoritmos que, com auxílio da Inteligência artificial, disparam as ordens de manutenção no momento mais adequado.

Laudo

Nessa parte, se o cliente tiver contratado o serviço de monitoramento preditivo para um equipamento, mostra-se quais melhorias devem ser aplicadas.

Caso a análise tenha sido aplicada a um parque industrial completo, apontamos quais máquinas e equipamentos devem ser monitorados para sempre poder contar com a sua disponibilidade dos processos mais críticos.

Além disso, com a instalação dos sensor wireless, o gerente de manutenção consegue ter acesso a um relatório constantemente atualizado do desempenho dos equipamentos.

Esses relatórios são todos integrados com o sistema de manutenção dos clientes e geram ordens de serviço integradas com seu próprio ERP. Basta simplesmente programar a execução das tarefas. Além disso, esse sistema pode ser acessado por diversos dispositivos.

A SEMEQ é a empresa com maior know-how em serviços de Monitoramento Preditivo no Brasil.

Com base em sua larga experiência em serviços prestados, a SEMEQ conhece os requisitos exatos para monitorar as suas máquinas e garantir a continuidade de sua linha de produção. O que permite isso é um vasto Banco de Dados colecionados durante vários anos de atividades da empresa.

Com isso, oferece os melhores serviços de monitoramento voltados a equipamentos, engenharia de lubrificação e engenharia de confiabilidade aplicáveis em todos os segmentos industriais.

A SEMEQ tem presença em mais de 30 países, com cerca de 300 funcionários em diversas localidades do mundo. Além disso, em nosso portfólio, contamos com mais de 400 plantas industriais monitoradas em diferentes segmentos.

Profissionais com experiência em Monitoramento Preditivo

Contamos com profissionais com expertise no serviço de Monitoramento Preditivo que se mantém atualizados com as últimas tendências do mercado, como sensores e recursos de Inteligência Artificial (IA) para garantir a qualidade de nossas análises.

Mais de 75 TB de dados

Você não precisa esperar sua máquina falhar para que a IA aprenda. Nossos algoritmos aprendem com um banco de dados que vem sendo construído há mais de 15 anos, com mais de 60 mil máquinas analisadas por mês.

Tratamos os dados colhidos das máquinas usando ferramentas de mineração de dados, ciência de dados e modelos estatísticos. Desse modo, obtemos insights fundamentais para que a preditiva seja um agente transformador de resultados de seus negócios.

Monitoramento remoto

Os sensores inteligentes e nosso time coletam dados, de modo online e offline, e os laboratórios e algoritmos fazem as análises. Adicionalmente aos sensores, inspetores trabalham em período parcial ou integral em sua fábrica para coletar dados, amostras e imagens de termografia.

Em seguida, os engenheiros fazem a gestão dos resultados, apresentando as melhores soluções de manutenção das máquinas.

IoT e IA para monitoramento remoto e geração de dados

A SEMEQ, tem como pilar o uso intenso de tecnologia para tornar o trabalho mais preciso e otimizado para o clientes.

Evite imprevistos! Entre em contato com nossa equipe

Não deixe a sua produção parar por uma falha inesperada, evite imprevistos utilizando a tecnologia a seu favor.

Fale com nossa equipe de especialistas e tenha o mais completo serviço de Monitoramento Preditivo na sua empresa.

Fale com os nossos consultores

Indicados para você

calculo-de-disponibilidade

Cálculo de disponibilidade: veja o que é...

Se você ainda não sabe como realizar o cálculo de ...

Ler Tudo

Por que ter mobilidade na manutenção da ...

A mobilidade na manutenção é fundamental para gara...

Ler Tudo
tipos-de-lubrificante-industrual

Tipos de lubrificante industrial e suas ...

Conheça os principais tipos de lubrificante indust...

Ler Tudo
termografia-na-manutencao-industrial

Termografia na manutenção preditiva: o q...

Entenda como os sensores de medição de temperatura...

Ler Tudo

Convertendo dados em ativos mais eficientes.

A combinação e o tratamento de dados realizados pela Semeq, resultam em informações valiosas para a sua tomada de decisão.

Conheça nossos serviços