SEMEQ Sensor inteligente de vibração no monitoramento: como utilizar

sensor-inteligente-de-vibracao

Entenda por que o sensor inteligente para vibração e temperatura é vital para o monitoramento preditivo

As máquinas apresentam vibrações durante o seu funcionamento normal. Porém, quando a vibração apresenta discrepâncias em determinados parâmetros, ela passa a ser um indicador de falha potencial do componente monitorado.

Caso esses problemas não sejam identificados e tratados pelo monitoramento online, eles podem provocar grandes riscos operacionais e de segurança para quem a manuseia, além, é claro, da quebra do equipamento, interrompendo a produção e causando prejuízos financeiros.

Dessa forma, o monitoramento preditivo, por meio de sensores inteligentes de vibração, consegue identificar movimentos anômalos, garantindo uma tomada de decisão precisa para que volte à sua performance original.

Neste artigo, explicamos como funciona um sensor inteligente de vibração e a sua importância para um monitoramento preditivo eficaz.

Como funciona o sensor de vibração inteligente?

Os sensores inteligentes de vibração e temperatura funcionam monitorando 24 horas uma ampla largura de banda nos três eixos (RMS, Espectro e Envelope). Assim, é possível identificar as falhas mais sutis até as mais complexas com antecedência, como desgastes do material, rupturas, desalinhamentos, desbalanceamentos, entre outros problemas graves. 

A partir desse monitoramento constante, o sensor envia, por bluetooth, informações atualizadas da vibração e temperatura da máquina para a central de monitoramento. Com esses dados, mantidos em nuvem, modelos matemáticos, inteligência artificial, machine learning, além de vigilância de profissionais habilitados, conseguem identificar o desempenho do equipamento antes que falhas aconteçam.

Os serviços de monitoramento preditivo podem ser aplicados em motores, bombas, eixos, ventiladores, sistemas de potência, painéis eletrônicos, caldeiras, componentes do sistema de vapor, ar comprimido, refrigeração e muitos outros sistemas industriais. Podemos dizer que as aplicações são praticamente ilimitadas.

Benefícios de utilizar um sensor inteligente para manutenção preditiva

A tecnologia wireless abriu diversos caminhos para o monitoramento preditivo, fazendo com que se tornasse mais acessível, ágil e preciso.

Hoje, por exemplo, não é necessário gastar com cabeamentos caros e complexos ou com o envio de mão de obra mensal ou semanal para a coleta de dados. Além disso, com um sistema de monitoramento feito com auxílio da inteligência artificial, amplia-se drasticamente a precisão do sistema, permitindo maior qualidade na geração, análise de dados e tomada de decisão.

Outro ponto é que o monitoramento online, quando comparado com a coleta manual, amplia em 720 vezes a quantidade de amostras, reduzindo de forma expressiva os riscos de paradas não planejadas.

Veja outros pontos que fazem com que o sensor inteligente online seja o mais indicado para o monitoramento preditivo em plantas industriais.

Visão geral de ativos

Os diagnósticos das máquinas com monitoramento remoto geram análises que usam ferramentas de mineração de dados, ciência de dados e modelos estatísticos, permitindo uma abordagem proativa da manutenção.

Além disso, as abordagens mais modernas para manutenção preditiva usam aprendizado de máquina e IA para descobrir insights valiosos com os dados. As soluções de sensor wireless para preditiva identificam falhas em potencial e preveem quanto tempo uma máquina ou processo pode ter antes de falhar.

Aqui na SEMEQ, utilizamos tecnologias como Inteligência Artificial e Internet of Things(IoT) para orientar os analistas e participar do laudo, o que traz maior precisão para todo o processo. Essas tecnologias, aliadas ao uso de técnicas variadas de análise, complementam o laudo.

Alto grau de sensibilidade

Para entender melhor, vamos dar o exemplo dos rolamentos.

Eles iniciam emitindo sinais extremamente fracos, entrando em seguida em um estado de deterioração exponencial. Por isso, só é possível detectar as alterações iniciais com sensores extremamente sensíveis.

Os sensores inteligentes de vibração da Semeq são construídos com range de 0 a 10kHz e taxa de amostragem de 25,6khz. Sensores com range menores não conseguem detectar os problemas de rolamentos com antecedência suficiente, levando ao risco de falhas graves e inesperadas.

Relatório de análise prescritiva

O MySemeq, a nossa plataforma de entrega de relatórios, possibilita visualizar os diagnósticos de todas as técnicas de preditiva e realizar a gestão de resultados em um único lugar. Após todas as informações serem processadas, elas são postadas no portal e as visualizações pelos clientes podem ser feitas via “web” ou “mobile”.

A integração com o ERP permite realizar ordens de serviço automáticas, com feedbacks rápidos e consistentes. Ela também melhora o acompanhamento das ordens de serviço e garante a execução dos relatórios.

Empresa de monitoramento de máquinas inteligentes: saiba por que somos referência no mercado

A SEMEQ se preocupa com a saúde da máquina, enquanto as outras empresas se preocupam com a doença. O grande papel da nossa empresa é trazer essa cultura preditiva e preventiva para a automação, oferecendo mais autonomia para as máquinas, aumentando a previsibilidade delas e evitando defeitos com mais eficiência.

Sendo assim, os sensores inteligentes para a Indústria 4.0 da SEMEQ fornecem monitoramento mais preciso e maior previsibilidade de falhas. 

Além disso, os sensores inteligentes de vibração online da SEMEQ são capazes de detectar mais de 40 modos potenciais de falhas elétricas e mecânicas. Juntamente com a análise de temperatura, a análise de vibração consegue cobrir 100% dos modos potenciais de falha em motores elétricos e respectivos circuitos de alimentação.

Conheça algumas características do sensor inteligente de vibração e temperatura da SEMEQ

* Medição triaxial (mede nos três eixos X, Y e Z);

* Conexão bluetooth;

* Conjugação com sensor de temperatura;

* Possui frequência de resposta de 10KHz e taxa de amostragem de 25,6 kHz, o que permite encontrar falhas que outros sensores com faixas de frequência inferiores somente indicariam quando a situação estivesse muito evidente;

* Detecta falhas em rolamentos e engrenagens;

* Bateria  de longa duração substituível. Não é necessário descartar o sensor quando a bateria acaba.

* Proteção IP 69K, que permite uma maior resistência e redução de deterioração do material.

* Disponíveis também para carga variável e gatilho externo.

Entenda como realizamos a leitura de dados e o diagnóstico da máquina com sensores inteligentes de vibração

O processo de monitoramento preditivo da SEMEQ envolve várias etapas e técnicas, feitas tanto de modo online quanto offline. Com larga experiência, contamos com a colaboração de mais de 300 funcionários monitorando mais de 400 fábricas em 30 países.

Com uma equipe de Pesquisa e Desenvolvimento interna, a SEMEQ desenvolve e fabrica sensores inteligentes de vibração wireless, algoritmos com Inteligência Artificial e aplicativos dedicados ao monitoramento preditivo.

Saiba como cuidamos da sua planta industrial.

Instalação de sensores para coleta de dados;

Os dados dos equipamentos são coletados de modo online e enviados à nuvem da Semeq (esses dados são capturados diariamente!).

No modo offline, um técnico da Semeq é enviado à planta periodicamente, de acordo com as necessidades da empresa e a criticidade do equipamento.

Algoritmos de análise e monitoramento

Nessa etapa, os dados são analisados com o uso de Inteligência Artificial de forma integrada com técnicas preditivas para conhecer todas as falhas das máquinas e as suas respectivas causas.

À medida que a inteligência artificial vai aprendendo, os algoritmos ficam cada vez mais precisos, melhorando assim o desempenho do processo.

Gestão de resultados

Nessa etapa, um analista de dados da SEMEQ vai verificar as informações obtidas por meio da adoção de todas as técnicas necessárias, empregadas simultaneamente, e montar um diagnóstico para o equipamento em questão.

Diagnóstico

A SEMEQ emite um relatório reportando as condições da análise junto com a integração de outras técnicas preditivas e indica as ações recomendadas para correção dos problemas identificados.

Faça parte da nossa rede de clientes e tenha previsibilidade e controle da sua planta ou parque industrial.

Fale com nossos consultores e evite sustos

Indicados para você

IA na manutenção industrial: o que está ...

A busca pela eficiência operacional é uma constant...

Ler Tudo
Um bom funcionamento de uma planta depende diretamente da manutenção de utilidades. Entenda o que é e qual importância em uma indústria.

Manutenção de utilidades: o que é, qual ...

Um bom funcionamento de uma planta depende diretam...

Ler Tudo
quais-sao-os-5s

Quais são os 5S e como aplicar na manute...

Entenda quais são os 5S, como essa metodologia fun...

Ler Tudo

Quais são os desafios da Indústria 4.0 n...

Entenda os obstáculos enfrentados pela indústria b...

Ler Tudo

Convertendo dados em ativos mais eficientes.

A combinação e o tratamento de dados realizados pela Semeq, resultam em informações valiosas para a sua tomada de decisão.

Conheça nossos serviços