SEMEQ Manutenção prescritiva: você aplica na sua planta?

manutencao-prescritiva

Manutenção prescritiva: você aplica na sua planta?

Com a evolução da tecnologia usada nos processos industriais, a automação e o uso de sensores inteligentes, a manutenção prescritiva se tornou um dos principais diferenciais para garantir a disponibilidade das máquinas, aumentar a produtividade e otimizar os custos no setor.

Mas, afinal, o que é e como funciona a manutenção prescritiva? Neste artigo, vamos falar sobre o assunto e dar dicas de como implementar essa estratégia em sua fábrica para melhorar a performance e reduzir os custos.

Entenda a evolução das técnicas de manutenção industrial

Com os avanços tecnológicos, a manutenção industrial foi assimilando essas inovações e desenvolvendo técnicas e estratégicas de manutenção para garantir o melhor desempenho das máquinas e evitar paradas inesperadas.

A princípio, havia apenas a manutenção corretiva, em que não há análise prévia das condições de funcionamento dos equipamentos e a manutenção só é feita após a ocorrência de falhas. Porém, esse procedimento tardio pode provocar a paralisação das operações e gerar prejuízos ainda maiores.

Depois, as indústrias passaram a adotar a manutenção preventiva, que tem por objetivo reduzir a probabilidade de falhas, diminuindo, assim, a necessidade de intervenções corretivas. Com planos bem estruturados, essa estratégia de manutenção faz inspeções regulares para prevenir defeitos nos equipamentos.

A manutenção preditiva, por sua vez, tem o objetivo de encontrar falhas em potenciais, ou seja, antes mesmo que elas aconteçam. Isso é feito por meio do monitoramento de equipamentos em máquinas.

Agora, estamos entrando em um novo momento da manutenção, com a prescritiva. Veja, a seguir, como ela funciona.

Manutenção prescritiva: o que é?

A manutenção prescritiva é considerada uma evolução da manutenção preditiva. Aqui, não se delimita apenas realizar recomendações, mas também leva à ação. Após fazer um diagnóstico, ela aciona uma ordem de serviço e ainda gera relatórios depois que o técnico realizou os reparos. Isso tudo é realizado a partir de sistemas integrados e automatizados.

Comumente, a coleta de dados em cada equipamento é feita por meio de sensores wireless e é por meio de recursos de inteligência artificial e machine learning que é possível captar informações preciosas. 

Com essa estratégia, a rotina de manutenção funciona como uma espécie de triagem médica. A doença (nesse caso, a falha potencial de um equipamento) é determinada de acordo com o seu nível de criticidade. A partir daí, avalia-se a necessidade ou não do deslocamento de um especialista até o local para inspecionar a máquina de perto. Tudo isso culmina em um sistema integrado e assertivo, que consegue aumentar a eficiência dos processos e facilitar a tomada de decisões de manutenção.

Em outras palavras, a análise preditiva de falhas se torna uma análise prescritiva, na qual os modos de falhas são diagnosticados antes mesmo que eles ocorram. Dessa forma, todos os ativos monitorados são avaliados em tempo real e de forma automática, com muito mais eficiência. As indústrias que adotam esse tipo de análise diagnóstica, combinando manutenção preditiva e prescritiva, podem otimizar recursos e tempo em seu dia a dia.

Vantagens de utilizar a manutenção prescritiva em plantas industriais

Como vimos, a manutenção prescritiva pode ser entendida como o ponto mais alto da jornada de evolução das técnicas de manutenção de máquinas industriais. 

Confira os benefícios de utilizar a manutenção prescritiva na sua planta industrial.

Recomendações mais precisas

O algoritmo surge como uma ferramenta poderosa para auxiliar nas tomadas de decisão, permitindo aos softwares aprender com as tendências e fazer sugestões e previsões calculadas a partir de uma grande quantidade de dados.

Evitar paradas não programadas

Se antes era preciso esperar até que uma falha acontecesse nas máquinas para fazer a sua manutenção, causando interrupções na linha de produção, agora é possível identificar problemas ainda no estágio inicial, diminuindo o tempo de parada no processo produtivo.

Além disso, a manutenção prescritiva pode revelar por que um determinado problema ou uma anomalia ocorreu no processo, evitando que esse problema se repita.

Automação dos processos de manutenção

Com a manutenção prescritiva, é possível obter a análise dos dados de saúde de um ativo, verificar métricas, gerar relatórios e ordens de serviço, automatizar manutenções preventivas e organizar todo o processo das rotinas de manutenção industrial.

Como resultado, temos uma otimização da capacidade produtiva industrial, com aumento da disponibilidade das máquinas e melhoria da qualidade dos processos. Assim, o processo de manutenção se torna mais inteligente e simples, garantindo melhor desempenho dos ativos e, por sua vez, aumentando a vida útil das máquinas e dos equipamentos.

Orientação para os objetivos do negócio

Mais do que prever problemas no funcionamento das máquinas e na produção da indústria, a manutenção prescritiva está transformando o gerenciamento desses ativos, prescrevendo correções para eles e agindo de acordo com essas prescrições.

Os modelos de manutenção preditiva avançaram para o estágio em que eles são capazes de levar em consideração as metas articuladas de produção e uso de recursos de uma empresa ou organização.

Ferramentas da manutenção prescritiva

Sensores

Os sensores usados na manutenção prescritiva fazem o monitoramento remoto e contínuo das atividades das máquinas, permitindo que trabalhem com maior assertividade, autonomia e segurança, sem a necessidade de inspeções presenciais.

É possível realizar coletas de dados diárias. Esse número é muito mais significativo que a coleta off-line, que geralmente é realizada apenas uma ou duas vezes por mês. Desse modo, as chances de falhas reduzem consideravelmente.

Plataforma de acompanhamento

A plataforma de monitoramento on-line oferece uma visualização completa e constante sobre a situação das máquinas nas plantas das fábricas. Desse modo, a manutenção prescritiva on-line consegue reduzir as falhas dos equipamentos pela atuação frequente e sistemática das equipes de manutenção.

IA e IoT

No laboratório, as tecnologias de IA e IoT fazem uma peneira e apontam a probabilidade de alguma peça falhar nas máquinas. Técnicas de monitoramento remoto, como análise do estado das superfícies, estudo das vibrações, análise estrutural e análise de fluidos são utilizadas para avaliar as condições dos equipamentos.

E você não precisa esperar a sua máquina falhar para que a inteligência artificial aprenda. Nossos algoritmos de IA aprendem com um banco de dados que vem sendo construído há mais de 15 anos, com mais de 60 mil máquinas analisadas por mês.

A Semeq é referência no mercado de manutenção prescritiva

A Semeq é uma empresa líder em manutenção prescritiva on-line. Com base em nossa experiência, conhecemos os requisitos exatos para fazer o monitoramento remoto de suas máquinas e garantir a continuidade de sua linha de produção.

A empresa trata os diagnósticos das máquinas gerados pela análise usando ferramentas de mineração de dados, ciência de dados e estatísticas, o que permite uma abordagem proativa e preventiva. Desse modo, obtemos insights fundamentais para que a manutenção prescritiva seja um agente transformador de resultado de seus negócios.

Nossos sensores wireless

Nossos sensores e nosso time coletam dados, e nossos laboratórios analisam esses algoritmos. Em seguida, nossos engenheiros fazem a gestão dos resultados, apresentando as melhores soluções de manutenção das máquinas.

Com os sensores on-line, conseguimos reduzir muito a quantidade de laudos e a troca de componentes das máquinas. Com esses recursos, você não precisa que seja gerado um defeito para mexer na máquina. A análise prescritiva on-line permite criar melhorias mexendo no modo de funcionamento dos equipamentos, evitando quebras e paradas na linha de produção.

My Semeq

Nossa plataforma de entrega de relatórios disponibiliza um único local para visualizar os diagnósticos de todas as técnicas de preditiva e realizar a gestão de resultados em seu computador ou smartphone.

A Semeq emite um relatório reportando as condições da análise com a integração de outras técnicas de análise prescritiva e indica as ações recomendadas para a correção dos problemas identificados.

Para cada medição realizada, um relatório com as condições e os diagnósticos dos equipamentos monitorados é disponibilizado no portal My Semeq.

Equipe de profissionais para análise de dados

A Semeq conta com mais de 300 funcionários e tem em seu portfólio mais de 500 fábricas monitoradas, com presença em mais de 40 países. Para atender às necessidades dos clientes, nossa empresa conta com equipes de coleta de dados distribuídas ao redor do mundo, enquanto o time de análise fica concentrado em Limeira (SP).

Utilização de técnicas tradicionais com prescritiva

Na Semeq, a análise prescritiva trabalha com várias técnicas combinadas e diversos tipos de manutenção, aumentando potencialmente o acerto de falhas e agindo com maior eficiência. Mesmo com toda a experiência e a expertise de nossos técnicos, utilizamos uma combinação de abordagens de manutenção para aumentar a assertividade de nossas análises e promover a verdadeira transformação digital da manutenção  .

Fale com os nossos consultores

Leia mais conteúdos como este:

Indicados para você

A SEMEQ é líder na oferta de soluções de monitoramento de ativos. Tire as principais dúvidas sobre os seus sensores de última geração!

Tudo o que você precisa saber sobre os s...

A SEMEQ é líder na oferta de soluções de monitoram...

Ler Tudo
desafios-da-inteligencia-artificial-em-industrias

Os 6 principais desafios da inteligência...

Com o crescente uso da indústria 4.0, algumas empr...

Ler Tudo

Quais são os desafios da Indústria 4.0 n...

Entenda os obstáculos enfrentados pela indústria b...

Ler Tudo

7 cuidados com motor elétrico para mante...

Manter os cuidados com motor elétrico é uma parte ...

Ler Tudo

Convertendo dados em ativos mais eficientes.

A combinação e o tratamento de dados realizados pela Semeq, resultam em informações valiosas para a sua tomada de decisão.

Conheça nossos serviços